A lei 11.769 sancionada em 18 de agosto de 2008 determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. O prazo para que as escolas se adaptem para a implementação da lei termina agora, em agosto de 2011.
As Instituições de Ensino têm encontrado dificuldades para se adaptar à nova lei sobretudo pela falta de formação dos profissionais e de recurssos para a compra de instrumentos musicais adequados. No entanto, o ensino de música proposto não é como o de antigamente quando se aprendia notas musicais e canto orfeônico. A lei não especifica conteúdos, desta forma a escola terá autonomia para decidir o que e como irá trabalhar educação musical a partir de iniciativas descritas em seu Projeto Político Pedagógico.
O MEC recomenda que além das noções básicas de música os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos. "O mais importante seria trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico, o pulso interno, a voz, o movimento corporal, a percepção, e a notação musical sob bases sensibilizadoras, além de um repertório que atinja o universo erudito, folclórico e popular" diz Sônia Abano diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM).
Diversas pesquisas ressaltam a relevância da música para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e emocionais da criança, além de ser uma ferramenta poderosa na elevação da auto-estima, na socialização dos estudantes e no combate à agressividade.
Tatiana Barros - Pedagoga
Diante dessas reflexões foi sugerido no encontro das EEAA de Santa Maria, realizado no CEI 210, uma maneira simples e prazerosa de se trabalhar com a música.
- O que precisa?
Folha de papel, canetas hidrocor e uma música que você queira aprender
- Como se faz?
Primeiro ouvimos a música, depois desenhamos as imagens para ajudar a decorar a letra. Em seguida, com os desenhos prontos, cantamos a música seguindo o que foi desenhado
Esses foram dois desenhos realizados durante o encontro das Equipes. A música ilustrada foi "Já Sabe" de Sandra Peres e Paulo Tatit |
Click aqui para ouvir
Em outros momentos você pode exercitar a atenção e concentração dos estudantes pendindo que tentem identificar quais instrumentos estão sendo usados na canção e tentar reproduzí-los utilizando utensílios de cozinha ou sucata para a construção dos instrumentos. Para a batidinha constante que se repete desde o início da música utiliza-se um prato e um garfo. O chocalho pode ser feito com latinhas de alumínio com arroz dentro e pode-se fazer também um tambor com lata de neston vazia e bexiga de balão esticada. Depois é só juntar a turminha para tocar a música.
OBS: Dá também para compor com a sala letras diferentes da música "Já Sabe" onde a turma conte como foram as etapas do seu desenvolvimento.
Um comentário:
Olá TATY... Passando para elogiar a iniciativa, informar que a EC 01 do Porto Rico já se encontra "blogada" com vc. Aproveito e agradeço o presente que vc enviou p/ nossa escola, presente este chamado VERÔNICA!! Agradecemos imensamente a oportunidade de trabalhar com alguém tão comprometida, parceira e profissional. MUITO OBRIGADO!!
Gerson Vieira - Diretor da EC 01 do Porto Rico.
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